Uma frase de Alexander. O que você pensa sobre ela?

"A forma de sentar ou estar de pé pode, igualmente, alterar o que sentimos e o que pensamos."


terça-feira, 4 de outubro de 2011

A Posição Semi-Supina - Parte 1

Olá amigos,

Para inaugurar a nova fase do nosso blog, publicaremos, em duas partes, um artigo sobre a posição semi-supina (também chamada de posição de máximo repouso da coluna vertebral), adaptado pelo professor Edmundo Dias a partir do trabalho de John e Lynn Nicholls.

Preparação para a semi-supina
Estando na vertical, dê um passo para frente, ajoelhe-se e sente sobre os calcanhares, apóie a testa na superfície e estenda os braços para frente, ficando na posição de “prece muçulmana” (testa tocando o chão, braços estendidos e pernas flexionadas). Role com todo o corpo para um dos lados, mantendo as pernas flexionadas, até que as costas toquem o chão.

A posição básica
Com as costas apoiadas em uma superfície firme – um chão atapetado é o melhor – flexione os joelhos, afim de que os pés fiquem razoavelmente próximos das nádegas, sem comprimir a parte posterior dos joelhos.

Os pés devem estar separados o suficiente para permitir que as pernas permaneçam equilibradas com um mínimo de esforço (mais ou menos a largura dos ombros). Os joelhos não devem estar caindo para fora nem para dentro, mas sim em direção ao teto.

Gentilmente, coloque alguns livros sob sua cabeça, de tal forma que os mesmos possam dar um bom suporte à protuberância óssea que se encontra na parte posterior da cabeça (occipital). Os livros não devem estar em contato com a nuca. A altura da pilha de livros varia de pessoa para pessoa e pode, até mesmo, variar em diferentes períodos para uma mesma pessoa. Isso depende de diversos fatores, como por exemplo, o comprimento do pescoço, o tamanho da cabeça ou a curvatura da coluna vertebral. A redução da altura da pilha de livros não deve ser considerada como um objetivo final. Se você colocar uma quantidade muito pequena sob sua cabeça, esta tenderá a virar para trás (queixo em posição mais alta do que a testa), o que, dificilmente, favorecerá o relaxamento muscular do pescoço e das costas. Se a pilha for muito alta, ocasionará uma pressão desconfortável em sua garganta. A altura ideal está em algum ponto entre estes dois extremos. Os braços devem estar colocados de tal forma que os cotovelos toquem o solo e as palmas das mãos se soltem e descansem dos dois lados do diafragma. Caso incomode o atrito do cotovelo contra o chão, utilize uma pequena almofada ou toalha, de forma a suavizar esse contato.



Pontos de apoio do peso corporal
De maneira ideal, o peso corporal deve ser distribuído entre os seguintes pontos:
  • Na parte posterior da cabeça, onde começa a caixa craniana (occipital);
  • Nas escápulas, grandes ossos na parte superior e posterior do tórax;
  • Nos cotovelos;
  • No sacro, na base da coluna;
  • Nos pés, no centro do calcanhar e nas pontas do hálux (dedão) e do dedo mínimo.
Na posição da semi-supina, leve sua atenção aos pontos de apoio e os repita mentalmente. Observe que pontos estão presentes e aqueles que você não percebe contato com a superfície. Não corrija, mas se perceber um ponto ausente, pense neste ponto existindo, fazendo contato agradável com a superfície.

Durante todo o processo mantenha a respiração livre, não interfira no processo respiratório e observe o seu corpo respirando. Você possui um aparelho respiratório que é extremamente capacitado para respirar plenamente, se você deixar de interferir através de um mau uso. O corpo inspira, o corpo expira. Permita que a inspiração e a expiração aconteçam pelas narinas, mas se houver alguma dificuldade, permita que a expiração aconteça pela boca, mas sem forçar a expiração e a inspiração; sem sugar o ar pelas narinas, nem assoprar o ar pela boca.

* Na parte 2, algumas perguntas e respostas sobre a posição semi-supina. Fiquem ligados!

Nenhum comentário: